Delegacia Digital vai facilitar o registro de queixas

O registro de furto, inclusive de veículos, perda ou extravio de documentos e objetos, como também de desaparecimento de pessoas poderá ser feito de forma mais ágil e simples através da Delegacia Digital (www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br), que estará à disposição da população, a partir de hoje (09), também no site da Secretaria da Segurança Pública (www.ssp.ba.gov.br). Em no máximo 30 minutos o cidadão receberá a ocorrência por e-mail, depois de preencher um formulário com os dados pessoais e a natureza do registro.
    A Delegacia Digital funcionará 24 horas, dispondo de cinco equipes, cada uma composta por um delegado e quatro agentes. Depois de efetuada a ocorrência, o cidadão recebe um correio eletrônico confirmando o registro, permitindo a impressão da Certidão de Registro de Ocorrência. O queixoso pode, inclusive, obter a 2ª via do documento, caso seja necessário.
    “A verificação dos dados da ocorrência e sua oficialização serão realizadas por policiais civis na Central de Oficialização. Os registros passarão por uma checagem prévia antes da sua conclusão”, explicou a delegada Josélia Reis Santana, que vai coordenar o funcionamento da delegacia. Após essa primeira etapa, as informações são encaminhadas para as delegacias responsáveis e as investigações iniciadas.

Projeto de tecnologia

O superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP, em exercício, Egberto Lemos Filho, ressaltou a viabilização do Sistema de informação e Gestão Integrada Policial (SIGIP), projeto no qual está inserida a Delegacia Digital, que tem como principal objetivo estreitar e otimizar o relacionamento com a sociedade.
    “Esse projeto prevê a informatização dos principais processos operacionais das polícias Civil e Militar e Departamento de Polícia Técnica. É mais um recurso tecnológico que está sendo implantado na SSP, ainda este ano, que contribuirá para o aumento da eficiência operacional e prestação de serviço de qualidade à população baiana”, destacou Lemos.
    Já o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, enfatizou que, com a rapidez na comunicação através do registro via web, o cidadão poderá formalizar a queixa de sua casa ou o turista do hotel onde se encontra hospedado, como de qualquer outro lugar que disponha de acesso à internet, evitando o deslocamento até uma unidade policial. “Desafogaremos as delegacias e os policiais darão prioridade ao atendimento às vítimas de ocorrências de maior potencial ofensivo”, acrescentou.