• Bahia estado voluntário

Policiamento

10/07/2019 16:20

Combate a roubos a banco é tema de mestrado de PM do Bope

Como os policiais militares devem proceder durante uma ocorrência de roubo a banco foi o tema desenvolvido pelo subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, major Fernando Cardoso, na sua dissertação da tese de mestrado. A defesa do texto aconteceu, na terça-feira (9), na escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O trabalho acadêmico se concentrou no policiamento empregado como primeiro esforço operacional nos casos investidas contra instituições financeiras com o objetivo principal de aperfeiçoar o trabalho ostensivo. A pesquisa científica se concentrou na realidade da 97ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Irará).

ssp

Divulgação SSP

A PM nos dá total apoio para avançarmos academicamente e a melhor maneira de retribuir é pensando numa forma de melhorar o nosso desempenho. Temos números ótimos no combate aos roubos a bancos, com cinco anos consecutivos de reduções, mas queremos ampliar a margem e sempre mostrando aos policiais a melhor forma de agir, preservando a sua vida e as de possíveis vítimas”, disse o subcomandante do Bope.

ssp

Major Fernando Cardoso e professores da banca

O oficial foi provado com êxito pela banca examinadora composta pelos professores Drª Claudia Trindade (Orientadora e presidente da banca/Ufba), Drª Ivone Costa (Coordenadora do Progesp/Ufba), Drª Sara Farias (Uneb) e Mestre tenente-coronel PM Edval dos Santos (Polícia Militar). Acompanharam a apresentação os subcomandantes da 97ª CIPM e da 20ª CIPM, o chefe da Coordenação de Documentação e Memória da PM, entre outros militares.

Fonte: Ascom: Alberto Maraux