• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Ação Social

15/04/2019 11:50

Corpo de Bombeiros de Ilhéus adere ao desafio do lixo

 bairro de São Domingos, área urbana no litoral norte do município de Ilhéus, foi o local escolhido pelo 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) para a primeira ação da campanha 'Na Onda Contra o Plástico'. Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a ação busca promover a conscientização da população sobre o impacto dos plásticos no ambiente costeiro e marinho. 

A atividade, realizada no último domingo (14), reuniu mais de 180 voluntários, entre bombeiros militares e comunidade, e surpreendeu a equipe pela quantidade e pelo tipo de lixo encontrado. Ao invés do tradicional copo descartável, canudo ou tampinhas plásticas, os voluntários retiraram das praias um tipo diferente de lixo: o residencial. 

Os materiais retirados da praia foram suficientes para encher dois caminhões.“A gente identificou que as pessoas estão descartando móveis, sofás e geladeira na praia. Objetos que a gente não encontra em outras áreas do nosso litoral, mas aqui, infelizmente, estamos encontrando”, alertou o major BM Edinei Factum, um dos coordenadores da campanha. 

A atividade também fez parte do desafio do lixo, lançado nas redes sociais. As fotos do antes de depois da ação de coleta serão divulgadas com a #trashtag das redes sociais das instituições parceiras e perfis pessoais dos participantes. O desafio do lixo, ou #trashtag, se popularizou nas redes sociais no mundo todo e motivou o 5º GBM a entrar na campanha. 

Os materiais recolhidos foram encaminhados para o 'Projeto Por Nós. Reciclável não é lixo, Separe', iniciativa do pescador Davi Pereira e família, que funciona na Vila Jerônimo, Km 10, em Ilhéus. A segunda ação da campanha 'Na Onda Contra o Plástico' está marcada para o dia 19, em Canavieiras, como parte das atividades em comemoração ao aniversário do município. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.