Segurança Pública

16/05/2018 17:50

Bombeiros realizam salvamento após explosão de botijão de gás

O vazamento de um botijão de gás provocou uma explosão ambiental, deixou uma pessoa machucada e assustou moradores de um conjunto habitacional em Cajazeiras, no início da manhã desta quarta-feira (16). Integrantes do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Iguatemi) realizaram o salvamento de uma mulher que estava no local.


A moradora, identificada previamente como Lícia, chegou ao imóvel e, sem perceber o cheiro de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), acionou o interruptor de iluminação iniciando a explosão. Móveis e apartamento ficaram destruídos, pedaços de vidros das janelas foram projetados para fora da casa.


A vítima foi levada para atendimento no hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Após tomadas as medidas de segurança, o imóvel foi liberado para a defesa civil que foi acionada pelos profissionais.


O major BM Ramon Diego Diniz, comandante do 3º GBM/Iguatemi, revelou que alguns cuidados necessários para evitar acidentes com GLP não foram tomados pelos moradores. “A mangueira e a válvula de segurança estavam com prazo de validade vencidos”, advertiu o militar.


ssp

Imagem: Alberto Maraux


O oficial também alertou os moradores do condomínio sobre riscos e lembrou a importância dos cuidados com armazenamento, transporte e uso do botijão de gás. “Até mesmo o calçado utilizado pode provocar o centelhamento, por isso é necessário tomar precauções”, exemplificou.


Confira abaixo as dicas importantes do bombeiro:

  • Fique atento às condições do botijão de gás

  • Mantenha mangueira e válvula em boas condições de uso e dentro do prazo de validade

  • Não deixe botijões em locais fechados ou abafados e compre apenas em ambientes autorizados

  • Mantenha-o longe, ao menos 1 metro e meio, de tomadas e instalações elétricas

  • Utilize-o sempre na vertical

  • Não bata no orifício de entrada

  • Faça sempre o teste de vedação com espuma de sabão. Caso apareça bolhas, logo acione a concessionária ou o Corpo de Bombeiros

  • Quando for viajar feche o gás e, ao retornar olhe sempre se existe cheiro no ambiente antes de acionar o interruptor de luz

Fonte: Ascom/Marcia Santana

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.