• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Ação

08/03/2017 17:30

SSP determina investigação de casos de racismo na internet

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou a instauração de procedimento, para apurar a veiculação de dois vídeos com conteúdos ofensivos, divulgados recentemente na internet. Na manhã desta quarta-feira (8), no Centro de Operações e Inteligência, ele recebeu a secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis e representantes do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e do 'Bloco Alvorada', além de artistas baianos, para tratar do caso.


O material foi divulgado no dia 24 de fevereiro, no canal Trump TV, com imagens da TVE, onde aparecem uma repórter da emissora e componentes e convidados do bloco carnavalesco. Mantido parcialmente o vídeo original, o áudio foi substituído por um outro com conteúdo racista.


A SSP já teve acesso aos vídeos, que também devem ser analisados pelo Departamento de Polícia Técnica. Iniciada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), a investigação conta com o apoio do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos.


Maurício Barbosa garantiu que o caso será apurado com celeridade e lembrou que, com o acesso às redes sociais, os episódios de intolerância se propagam em grande velocidade. “Em razão disso, as respostas precisam ser dadas de forma rápida, para que os criminosos não acreditem que ficarão impunes atrás de um computador”, ressaltou. 

Fonte: Ascom/Marcia Santana

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.