• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Estatística

09/02/2017 13:40

Janeiro registra redução de 21% em furtos de veículos

No primeiro mês do ano, Salvador registrou uma queda de 21,1% nos furtos, e de 12,6% nos de roubo de veículos, comparando com o mesmo mês de 2016. O bom resultado de janeiro 2017, reafirma a tendência de redução dos índices já apresentada durante o ano passado, quando a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) computou 319 casos a menos nas ocorrências de roubos e de 4,7% nas de furtos, comparando com o ano de 2015.


Para o delegado Dermeval Amoedo, que esteve à frente da DRFRV durante quase dois anos, o cerco incessante aos desmanches de veículos e a prisão de quadrilhas especializadas nesses crimes foram determinantes para se alcançar as reduções das ocorrências. “Nesse período fiscalizamos os desmanches da avenida Suburbana, em Salvador, e em outras cidades da Região Metropolitana, e conseguimos fechar 26 pontos ilegais”, explicou Amoedo.


Ainda segundo ele, a prisão de grandes receptadores em 2016 foi determinante para a redução desse tipo de crime. “Além de prender esses bandidos, desbaratamos grandes quadrilhas, como a que 'esquentava' documentos de carros roubados e os anunciava em sites de vendas e outra que agia de manhã cedo na orla da capital. Dessa última, prendemos 12 integrantes e recuperamos 15 veículos”, relembra o delegado.


Amoedo listou alguns dos presos que eram os mais atuantes nessa modalidade. “Capturamos Wellington Vasconcelos Santos, o “Carioca” e Edmar dos Santos de Jesus, ambos agiam na capital. Também chegamos até Hildo Borges dos Santos Júnior, chamado por “Dinho do Camarão”, que se passava por comerciante, mas era responsável por enviar carros roubados na capital para Valença”, exemplificou.


Operação Bloqueio


Por meio de operações específicas e conjuntas com equipes da DRFRV, policias militares da Operação Apolo realizam o trabalho ostensivo no combate ao roubo e furto de veículos, e também são responsáveis pela melhora nesses índices criminais. “Coletamos constantemente as ocorrências na delegacia, levando em conta, principalmente, os locais de maior incidência, e fazemos uma análise do policiamento baseado nesses números”, detalha o comandante da Operação Apolo, Major André Borges.


Ainda de acordo com ele, diversas unidades da PM fazem a operação Bloqueio. “É uma ação estratégica na qual fechamos as principais portas de fuga da cidade, que tem dado bom resultado”, concluiu.


Em apoio às ações de combate a roubo de veículos, o Esquadrão Águia, unidade especializada em motopatrulhamento da PM, realizou no último ano mais de 21 mil revistas a automóveis, sendo 7 mil carros e 14 mil motocicletas. De acordo com comando da unidade, em 2017 o trabalho será intensificado com a chegada de 30 motocicletas recém entregues pela Secretaria da Segurança Pública.

Fonte: Ascom/ Mateus Ribeiro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.